Queres ter umas férias mais sustentáveis? Fica atento às 5 dicas que a iMuda tem para ti!

O Verão já começou e com ele as desejadas férias que ansiosamente planeamos o ano inteiro. Ir de férias é muitas vezes sinal de grandes gastos quer a nível monetário como ambiental. Por vezes, nesta altura do ano optamos por opções mais descartáveis e tomamos menos atenção aos impactos das nossas escolhas.

Na iMuda estamos atentos às alterações climáticas e à sua influência nas nossas vidas. Por isso, aqui ficam 5 dicas para que o teu verão seja o mais verde possível.

Dica 1: Utiliza bicicletas e transportes públicos para te deslocares.

Procura sempre a opção mais sustentável nos locais que estás a visitar. Hoje em dia, nas cidades europeias encontras uma variedade de opções para te deslocares que não são prejudiciais para o meio ambiente. Desde os já conhecidos transportes públicos, autocarros, metros, etc, até bicicletas e trotinetas que podes “alugar” pelo período de tempo que necessitas. Além de estares a escolher a opção mais sustentável conseguirás conhecer melhor o local que estás a visitar, uma vez que não vais ficar em longas filas de trânsito.

Dica 2: Substitui os bilhetes de viagem, reservas de hotel e itinerários em papel pelo formato eletrónico.

Nem sempre ser old school é sinónimo de sustentabilidade. Os nossos smartphones comportam tantas funcionalidades e têm tanto espaço de armazenamento que já não há necessidade de imprimires os teus bilhetes de viagem. Existem imensas aplicações que podes usar descarregar quer para guardar os teus documentos de viagem, quer para consultar mapas/itenerários da viagem e horários de transporte. Sempre que possível compra os teus bilhetes e faz as tuas reservas online. Desta forma, para além de poupares tempo em longas filas estás a popupar recursos do planeta.

Dica 3: Leva a tua comida para a praia em recipientes reutilizáveis. Diz não aos plásticos de uso único.

Nos dias de maior calor nada sabe melhor do que uma ida à praia. No entanto, esta simples atividade pode ser causadora de grandes quantidades de lixo, que muitas vezes acabam por ser deixados para trás e vão parar ao mar. Uma forma fácilde contornar este desastre ambiental é prepares as tuas refeições com antecedência e condiciona-las em recipientes reutilizáveis. Assim não terás necessidade de comprar pratos e talheres descartáveis, poupas dinheiro, podes preparar snacks saudáveis e manténs a praia limpa e asseada.

Dica 4: Diz não às grandes cadeias de restauração. Conhece a cultura local!

A melhor parte de viajar é sem dúvida absorver novas culturas e experiências. Por isso, quando visitares uma nova cidade ou país aproveita para conhecer restaurantes, bares e cafés locias. Consome gastronomia local, aproveita para falar com os habitantes e ficar a conhecer as suas tradições. Dá primazia ao comércio tradicional!

Dica 5: Troca os banhos de imersão por duches.

A última dica pode parecer básica, mas continua a ter um grande impacto na vida do nosso planeta. Segundo o portal da água, um duche de 15 minutos, com a torneira aberta, consome cerca de 180 litros de água. Se fechares a torneira enquanro te ensaboas e diminuires o tempo do duche para 5 minutos, reduzes o consumo de àgua para 60 litros. Neste verão toma atenção ao teu consumo de água, o planeta precisa de ti!

Esperamos que as dicas apresentadas acima tenham sido uteis para ti e que neste verão consigas relaxar e proteger o nosso planeta!

iMuda, uma opção mais sustentável para uma vida mais verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.